MONOGRAFIAS
As Monografias do Museu Frei Galvão estão sendo publicadas mensalmente. Tratam de variados assuntos da história da cidade e outros, muito importantes para pesquisas de estudantes e diversos.
-
373
Monografia
-
Belinha, Maria Isbella Maia Fabiano - Historiadora
Maria Isbella Maia Fabiano nasceu em Guaratinguetá em 04 de julho 1924 e aí faleceu em junho de 2024, dias antes de completar seu centenário. Era conhecida pelos amigos, alunos e familiares, como Belinha.
Acesse o arquivo
-
372
Monografia
-
Guaratinguetá e seus fantasmas
Histórias, assombrações, encantos, causos, mitos e contos sempre povoaram a mente e a noite dos valeparaibanos. Guaratinguetá não fugiu à regra. Em 2010, o livro "Guaratinguetá Ontem & Hoje" registrou e publicou uma síntese destes depoimentos.
Acesse o arquivo
-
371
Monografia
-
Rocinha... Assim nasceu e cresceu
O primeiro bairro de Guaratinguetá a ter um livro a ele dedicado é a Rocinha, situada no Km 22 da Rodovia Paulo Virgínio, entre Guaratinguetá e Cunha. Sua principal igreja é o Santuário Santo Expedito, antes Capela de Nossa Senhora de Fátima, erguidos à margem da estrada.
Acesse o arquivo
-
370
Monografia
-
Bomfiglio de Oliveira - O Piston Mágico do Brasil
Foi lançado em abril de 2024 o livro "Bomfiglio de Oliveira – o piston mágico do Brasil" de autoria de Antônio Figueiredo Júnior, professor e historiador, com a biografia de Bomfiglio de Oliveira. Apresenta a trajetória do ilustre músico e compositor de Guaratinguetá, além de interessantes textos sobre a cidade e sua época, de diversos autores.
Acesse o arquivo
-
369
Monografia
-
O Centenário Edifício Dr. Flamínio Lessa
Com a perda do prédio da Prefeitura Municipal em 2023 – hoje em ruínas, Guaratinguetá ficou mais pobre, sem seu Monumento Estadual, importante para o currículo da história da cidade.
Acesse o arquivo
-
368
Monografia
-
O adeus à Prefeitura Municipal de Guaratinguetá
Com projeto do renomado engenheiro Dr. Justin Norbert, e tendo como proprietário, Francisco Baptista de França Rangel entre outros, foi erguido um belo prédio para sediar o Teatro Carlos Gomes, na Praça Homero Ottoni. Terminado o prédio como Teatro Municipal, foi inaugurado em 1894.
Acesse o arquivo