MONOGRAFIAS
As Monografias do Museu Frei Galvão estão sendo publicadas mensalmente. Tratam de variados assuntos da história da cidade e outros, muito importantes para pesquisas de estudantes e diversos.
-
367
Monografia
-
Carlos Eugênio Marcondes de Moura - Historiador e Genealogista de Guaratinguetá
Na tarde de 23 de dezembro de 1972, no sesquicentenário (150 anos) do falecimento de Frei Galvão, foi inaugurado em Guaratinguetá o Museu Frei Galvão. Na ocasião foi lançado e autografado o livro Os Galvão de França no povoamento de Santo Antônio de Guaratinguetá 1733-1972, em 2 volumes.
Acesse o arquivo
-
366
Monografia
-
A Rua de Frei Galvão
A primeira homenagem oficial que o Santo de Guaratinguetá recebeu em sua terra natal, foi a denominação de Frei Galvão à rua onde está localizada a casa onde nasceu em 1739.
Acesse o arquivo
-
365
Monografia
-
O Instituto Histórico e Artístico de Paraty e o Museu Frei Galvão de Guaratinguetá
A ideia de se fundar em Paraty um instituto destinado a preservar sua história, usos, costumes, folclore, arquitetura e documentos, surgiu na festa do Divino de 1976, durante o autógrafo do álbum de arte “Do Rio a Santos” de autoria de Tom e Thereza Maia.
Acesse o arquivo
-
364
Monografia
-
Instituto de Estudos Valeparaibanos (1973 - 50 ANOS - 2023)
No dia 30 de junho de 1973, em um encontro de professores, historiadores e interessados, foi fundado no Museu Frei Galvão, localizado na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48, 2º andar, em Guaratinguetá, sob a liderança do Professor José Luiz Pasin, historiador, o Instituto de Estudos Valeparaibanos (I.E.V).
Acesse o arquivo
-
363
Monografia
-
A estrada de ferro entre Guaratinguetá, Cunha e Paraty
O projeto do caminho de ferro teve início no final do século dezenove, tendo como um de seus maiores interessados o Dr. Alfredo Casemiro da Rocha, parlamentar da República Velha, político e médico então residente em Cunha.
Acesse o arquivo
-
362
Monografia
-
Uma Viagem no Tempo
Neste ano de 2023, em que Guaratinguetá completa 393 anos da sua fundação, o MUSEU FREI GALVÃO cumprimenta a Câmara Municipal do ano de 2003 e a empresa Liebherr Brasil por valiosa publicação.
Acesse o arquivo