MONOGRAFIAS
As Monografias do Museu Frei Galvão estão sendo publicadas mensalmente. Tratam de variados assuntos da história da cidade e outros, muito importantes para pesquisas de estudantes e diversos.
-
344
Monografia
-
Parque Laudato Si
O dia 05 de junho de 2021 – Dia Mundial do Meio Ambiente, tornou-se uma data histórica para Guaratinguetá. Nesse dia realizou-se o início das obras do novo Santuário de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, registrado pelo convite enviado ao Museu Frei Galvão.
Acesse o arquivo
-
343
Monografia
-
Guaratinguetá e as epidemias
Os povos antigos acreditavam que as calamidades, as pestes, as epidemias e pandemias eram um castigo divino. Para acalmar os deuses eram feitas oferendas, procissões de flagelados, promessas, suplícios e sacrifícios até com sangue humano. Eclipses eram considerados avisos para o que viria de mal.
Acesse o arquivo
-
342
Monografia
-
Franciscanos no Santuário de Frei Galvão
Em abril de 2021 foi noticiado pelo Vatican News, em Roma, que "os franciscanos assumem o Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá na data de 11 de abril de 2021".
Acesse o arquivo
-
341
Monografia
-
Di Cavalcanti e as cinco moças de Guaratinguetá
Entre os artistas que enriqueceram o acervo do Clube dos 500, hoje "Clube dos 500 hotel e golfe" se destaca a obra do artista plástico modernista Di Cavalcanti (*1897 +1976).
Acesse o arquivo
-
340
Monografia
-
Clube dos 500: 1951 - 70 anos - 2021
Patrimônio artístico, arquitetônico, paisagístico e afetivo do século XX em Guaratinguetá e Vale do Paraíba, o Clube dos 500 se localiza em ambas as margens da Rodovia Presidente Dutra, entre Guaratinguetá e Lorena, a meio caminho entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Acesse o arquivo
-
339
Monografia
-
Guaratinguetá: monumentos nacionais, estaduais e municipais
Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) e por Lei Municipal.
Acesse o arquivo