Museu Frei Galvão: 1972 - 50 ANOS - 2022
Cinquenta anos de Cultura, arte e devoção.
No próximo dia 23 de dezembro, o MUSEU FREI GALVÃO está completando 50 anos de fundação, justamente no ano e no dia do Bicentenário (200 anos) de seu patrono FREI GALVÃO (*1739 / +23 de dezembro1822).
O IDEAL MUSEOLÓGICO RESSURGIU EM 1972, no ano do sesquicentenário (150 anos) da morte de Frei Galvão, alicerçado no Centro Social de Guaratinguetá.
INAUGURADO EM 23/12/1972 no 2o.andar do edifício do Centro Social de Guaratinguetá, situado à Pç. Conselheiro Rodrigues Alves, 48 (onde permanece até os dias atuais), o Museu Frei Galvão teve sua fita inaugural descerrada pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta e pelo Dr. João Baptista Rangel de Camargo, Presidente do Centro Social.
As primeiras peças e documentos vieram do acervo recolhido para a Casa de Frei Galvão. Com o decorrer dos anos, foi acrescentado a esse acervo inicial, uma valiosa coleção de peças, telas de artistas locais, objetos do folclore da região, móveis e arte sacra, além de centenas de documentos e fotos, doados por entidades e pela comunidade.
Com a CANONIZAÇÃO de Frei Galvão como Santo Antônio de Sant'Ana Galvão em 11 de maio de 2007, o Museu Frei Galvão passou a ter referência internacional.
Vale a pena visitá-lo e ainda conhecer o Arquivo que preserva a rica história de nossa terra e nossa gente. Parabéns!