MONOGRAFIAS
As Monografias do Museu Frei Galvão estão sendo publicadas mensalmente. Tratam de variados assuntos da história da cidade e outros, muito importantes para pesquisas de estudantes e diversos.
-
355
Monografia
-
A Construção Processual de Sua Santidade
Bicentenário de Frei Galvão (*1739 / †1822) Para iniciar as celebrações do Bicentenário do falecimento de Frei Galvão e o primeiro ano da presença franciscana no Santuário de Frei Galvão em Guaratinguetá, foi realizada em São Paulo, dia 30 de maio de 2022, uma caminhada denominada "Nos passos de Frei Galvão", entre o Convento de São Francisco (onde morava) e o Mosteiro da Luz (construído por ele), trajeto diário do santo Frei Galvão.
Acesse o arquivo
-
354
Monografia
-
Dom Pedro, Guaratinguetá e a Independência
1822 - Ano do Bicentenário da Independência do Brasil - 2022 Tendo partido do Rio de Janeiro a 14 de agosto de 1822, o Príncipe regente D. Pedro chegou à Vila de Lorena na tarde de 18 de agosto.
Acesse o arquivo
-
353b
Monografia
-
Os tropeiros de Guaratinguetá
O último dia de agosto é o Dia Nacional do Tropeiro, personagem que pode ser considerado um sucessor dos bandeirantes no desbravamento de caminhos e fronteiras.
Acesse o arquivo
-
353
Monografia
-
Centro Estudantino de Guaratingetá
Guaratinguetá durante muito tempo se destacou como a cidade dos estudantes, da cultura, do conhecimento, do saber. Foi cognominada, com muita justiça, Atenas do Vale.
Acesse o arquivo
-
352
Monografia
-
Caminhos & Tropeiros
Foi publicado neste ano de 2022, como realização do Museu Frei Galvão, da Confraria de Cavaleiros de Frei Galvão e do Santuário Frei Galvão, com o apoio dos Tropeiros Vale das Tropas, da Conexão Bela Vista - Luiz Lamar, do Rancho dos Tropeiros, de Teberga & Fernandes e de Pagotti agrícola, o livro TROPEIRISMO COMO CICLO ECONÔMICO. A organização é de Rodrigo César Corrêa Morgado, o prefácio é de José Hamilton Ribeiro.
Acesse o arquivo
-
351
Monografia
-
Pelas ruas que andei...
De autoria do escritor e jornalista Lucio Mauro Dias, o livro “Pelas Ruas que andei... a nomenclatura das ruas de Aparecida e seus personagens”, é um valioso documentário do antigo “bairro da Capela de Guaratinguetá”.
Acesse o arquivo