MONOGRAFIAS


As Monografias do Museu Frei Galvão estão sendo publicadas mensalmente. Tratam de variados assuntos da história da cidade e outros, muito importantes para pesquisas de estudantes e diversos.

  • Capa da monografia
    349

    Monografia

  • Clube de Regatas de Guaratinguetá

    Transcrição do jornal "O ECO", datado de 20/12/1953: No dia 25 do corrente festeja-se mais um aniversário do Clube de Regatas de Guaratinguetá, fundado que foi por um grupo de moços no dia de Natal de 1926. A data é de grande significação para aquele Clube e mesmo para Guaratinguetá, pois o Regatas é o único clube no Vale do Paraíba que pratica o esporte por esporte, sem visar qualquer outra finalidade...

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    348

    Monografia

  • Cronologia 1739 - 1999: Santo Antônio de Sant'ana Galvão

    2000: O Papa João Paulo II dá um novo título ao Beato Frei Galvão, o de “Patrono da Construção Civil no Brasil”. 2000: Semana Frei Galvão - foi criada oficialmente pela Câmara Municipal de Guaratinguetá, para ser comemorada na cidade a “Semana Frei Antônio de Sant’Ana Galvão”, devendo compreender do dia 19 ao dia 25 do mês de outubro.

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    347

    Monografia

  • Cronologia 1739 - 1999: Santo Antônio de Sant'ana Galvão

    1739: Guaratinguetá-SP - Nascimento e batizado do menino Antônio Correa Galvão de França, futuro Santo Antônio de Sant'Ana Galvão. Filho de Antônio Galvão de França, português, nascido em Faro, no sul de Portugal e de Isabel Correa Leite de Barros, de Pindamonhangaba-SP. Foi batizado, na Matriz de Santo Antônio onde fez também sua primeira comunhão.

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    346

    Monografia

  • O Largo

    No centro histórico de Guaratinguetá existia uma bela praça quadrangular com um arvoredo denso e alegre. No centro, sobre um pedestal de cimento com inscrições de bronze e cercado por um tanque de beirada baixa e redonda, estava a estátua de corpo inteiro do grande Presidente da República Conselheiro Rodrigues Alves. Filho ilustre da terra, era ele que dava seu nome a essa Praça, anteriormente chamada de Treze de Maio.

    Acesse o arquivo
  • Capa da monografia
    345

    Monografia

  • Hino dos Estudantes de Guaratinguetá

    Um grupo de estudantes de Guaratinguetá compunha o que chamávamos de "a turma do Ferri", isso porque ele era um mestre no xadrez e não se interessava muito pelos esportes físicos, como nós. Tudo ia acontecendo na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, com a figura do grande político representada por uma estátua de corpo inteiro lá no meio da praça. Mas, para todos nós e para toda a cidade, essa praça era conhecida como "o Largo".

    Acesse o arquivo